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  XIV - O  SÉTIMO  DIA   -- O  "DESCANSO"  DE  DEUS --
 
 
    "O  céu,  a  terra  e  todos  os  seus  elementos  foram  terminados.   Deus  terminou  no  sétimo  dia  a  obra  que  havia  feito.   Ele  cessou  no  sétimo  dia  toda  a  obra  que  fazia.   Deus  abençoou  o  sétimo  dia  e  o  consagrou,  pois  tinha  cessado,  neste  dia,  toda  a  obra  que  Ele,  Deus,  havia  criado  pela  sua  ação.   Este  é  o  nascimento  do  CÉU  e  da  TERRA  quando  da  sua  CRIAÇÃO."
(Gn 2, 1-4).
 
        No  sétimo  dia  Deus  tinha  cessado  toda  a  obra  que  Ele  tinha  criado  pela  sua  ação.  Disse  S.  Agostinho  no  livro  CIDADE  DE  DEUS  que  o  DESCANSO  do  sétimo  dia,  quando  Deus  cessou  todas  as  suas  obras,  não  deve  de  modo  algum  ser  entendido  infantilmente  como  se  Deus  tivesse  DESCANSADO  por  ter  se  FATIGADO  trabalhando.    Descanso  de  Deus  significa  o  descanso  dos  que  DESCANSAM  EM  DEUS,  do  mesmo  modo  quando  se diz  A  ALEGRIA  DA  CASA,  que  significa  a  alegria  dos  que  SE  ALEGRAM  NA  CASA.  O  sétimo  dia  é  o  dia  destinado  ao  descanso  eterno  em  Deus.  A  Escritura  Sagrada  promete  aos  homens  que,  depois  das  boas  obras  que  Deus  opera  neles  e  por  eles,  terão  o  descanso  eterno  em  Deus,  se  nesta  vida  se  aproximam  Dele  pela  fé.
 
        O  homem  -  Adão  e  Eva,  homem  e  mulher  -  foi  criado  por  Deus  no  sexto  dia,  como  a  última  obra  da  criação.  Depois  de  ADÂO  e  EVA  cada  homem  ou  mulher  entra  no  mundo  com  o  seu  nascimento  concebido  em  modo  natural  da  união  homem-mulher,  conforme  ao  preceito  de  Deus:
 
"SEDE FECUNDOS... ENCHEI A TERRA..."
 
        Deus  mandou  que  a  união  homem-mulher  fosse  FECUNDA,  sem  restrição,  tivesse  PLENITUDE.  Então,  do  mesmo  modo  que  o  corpo,  também  a  ALMA  ESPIRITUAL  de  um  ser  humano  é  CRIADA  em  sua  natureza   pela  graça  e  PODER  DE  DEUS,  desde  o  momento  da  CONCEPÇÃO,  na  união  do  homem  com  a  mulher,  alma  criada  "VIRGEM"   em  UNIDADE  na  carne  concebida,  mas  contendo  os  PRIMEIROS  PRINCÍPIOS  em  Deus,  como  o  BEM,  a  BONDADE,  a  BELEZA,  o  AMOR,  etc.   Como  diz  SANTO  TOMÁS  na  SUMA  TEOLÓGICA:
 
        "Quando  se  diz  que  o  HOMEM   e os  outros  ANIMAIS  têm  o  mesmo  PRINCÍPIO  da  geração,  é  verdade  com  relação  AO  CORPO...  mas  não  é  verdade  com  respeito  À  ALMA,  pois  a  alma  dos  animais  irracionais  é  produzida  por   uma  força  CORPÓREA  mas  a  alma  do  homem  é  CRIADA  POR  DEUS.    ...Ela   é,  pois,  O  PRIMEIRO  pelo qual  nos  ALIMENTAMOS  e  SENTIMOS,   pelo  qual  nos  MOVEMOS   localmente  e  igualmente  pelo  qual,  por  primeiro,  CONHECEMOS.  Por  conseguinte  esse  PRINCÍPIO,  pelo  qual  por  primeiro  conhecemos,  quer  se  diga  INTELECTO  ou  ALMA  INTELECTIVA,  é  a  FORMA  do  corpo.    ...Ora,  sendo  a  alma  uma   PARTE  da  NATUREZA  HUMANA,  só  possui  sua  perfeição  natural  em  sua  UNIÃO  com  o  CORPO,  por  isso  não  seria  conveniente  que  fosse  criada  sem   ele.  ...Deve-se  dizer  que se  a  natureza  da  alma  constituisse  uma  espécie  completa...   teria  sido  criada  à  parte  desde  o  começo.    Mas  como  é,  por  natureza,  a  FORMA   do   corpo,  não haveria  por  que  ser  criada  separadamente:  devia  ser  CRIADA  NO  CORPO.   ...Enquanto  é  FORMA  de  um  CORPO,  pertence  ao  GÊNERO  ANIMAL,  na  qualidade de  PRINCÍPIO  FORMAL."
 
        Portanto,  este  homem  que  nasce  é  uma  NOVA  PESSOA,  inteiramente.  Esta  nova  PESSOA  nasce  EM  CORPO  E  ALMA,  é  criada  NÃO  POR  PODER  DO  HOMEM,  ou  da  mulher,  e  sim  pelo  PODER  CRIADOR  DE  DEUS,  com  a  benção de Deus,  que  permanece  INSCRITO  no  ser  do  homem  e  da  mulher,  desde  a  criação  de  ADÃO  E  EVA,  como  COOPERAÇÃO  DE  DEUS  sempre  PRESENTE  na  CONSERVAÇÃO  e  PROPAGAÇÃO   da  obra  criada.    É  assim  que  podemos  entender,  conforme  ensina  SANTO  TOMÁS  na   SUMA  TEOLÓGICA:
 
      "...Cabe  ao  sétimo  dia  a  benção.  Isso  porque...     a  benção  diz  respeito  à  multiplicação,  visto  Deus  ter  falado  às  criaturas  que  abençoou:     'Crescei  e  multiplicai-vos'.     Ora,  a  multiplicação  das  coisas,  pela  qual  as  semelhantes  geram  as  semelhantes,  se  faz  COM  INTERVENÇÃO  DA  CRIATURA.     ...Deve-se  dizer  que  NOS  SEIS  PRIMEIROS  DIAS  dias  as  coisas  foram  criadas  em  suas  PRIMEIRAS CAUSAS.     Mas  DEPOIS,  a  partir  dessas  primeiras  causas,  as  coisas  SE  MULTIPLICAM  E  SE  CONSERVAM,  o  que  ainda  pertence  à  bondade  divina  fazer.     ...Deve-se  dizer  que  o  bem  que  foi  mencionado  em  cada  dia  (da  criação)  pertence  à  primeira  instituição  da  natureza,  mas  a  BENÇÃO  do  sétimo  dia  pertence  à  PROPAGAÇÃO  DA  NATUREZA."
 
        O  homem,  em  sua  essência,  é  constituido  em  UNIDADE,  mas  composto  nas  duas  "dimensões"  da  substância,  ou  seja,  MATÉRIA  E  ESPÍRITO.   A  dimensão  espiritual  do  homem,  isto  é,  a  NATUREZA  da  alma  espiritual,   que  é  imagem  da  natureza  de  Deus,   é  também  princípio  FORMAL  SUBSTANCIAL.
 
        DEUS  é  ESPÍRITO  infinito,  ETERNO,  imutável,  Ato Puro.  Mas  a  ALMA  ESPIRITUAL  do  homem  não  é  espírito  pronto  desde  a  eternidade,  NÃO  É  UM  ESPÍRITO  ETERNO  simplesmente  colocado  no  homem.  A  alma  espiritual  é  CRIADA  em  NATUREZA  ESPIRITUAL,  é   ESPÍRITO  incompleto,  com  POTENCIALIDADE  para  a  formação  do  ESPÍRITO  PLENO.  A  alma  do  homem  não  nasce  um  espírito  FORMADO,  mas   espírito  EM  FORMAÇÃO,  que  vai  se  formando  em  UNIDADE  com  o  corpo,  até  a  sua  consumação  em   ESPÍRITO  BEM-AVENTURADO  e  RESSURREIÇÃO  em  CORPO  ESPIRITUAL,  pronto  para  participar  da  VIDA  ETERNA  em  Deus.
 
        A  ALMA  espiritual,  em  sua  natureza,  é  ESPÍRITO,  mas  é  como  que  espírito  virgem,  criança,  que  vai  progredindo  desde  o  homem  criança  até  tornar-se  espírito  formado,  pronto  para  participar  da  eternidade.  A  vontade  de  Deus,  certamente,  é  que  a  formação  do  homem  em  espírito  seja  realizada,  na  liberdade  do  homem,  mas  de  modo  a  CONFORMAR-SE  A  DEUS,  espelhando-se  em  JESUS  CRISTO.   O  homem  é  criado  à  imagem  e  como  semelhança  de  Deus,  para  desenvolver-se  na  direção  de  Deus,  participar  da  GLÓRIA  de  Deus.  Jesus  Cristo  é  a  imagem  perfeita  de  Deus.  Assim  é  que  o  homem  deve  olhar  para  Jesus,  o  modêlo  para  a  formação  de  todo  homem,  o  caminho  para  a  Vida  em  Deus.
 
        Diz  SANTO  IRINEU  no  seu  livro  "Contra  as  Heresias":
 
     "Esta  é  a  ordem,  o  rítmo,  o  movimento  pelo  qual  o  homem  criado  e  modelado  adquire  a  imagem  de  Deus  incriado:  o  Pai  decide  e  ordena,  o  Filho  executa  e  forma,  o  Espírito  nutre  e  aumenta,  O  HOMEM  PAULATINAMENTE  PROGRIDE  e  se  eleva  à  perfeição;  isto  é,  aproxima-se  do  incriado,  do  PERFEITO  por  não  ser  criado,  e  este  é  Deus.     Era  necessário  que  primeiramente  o  homem  fosse  criado,  depois  crescesse,  depois  de  crescido  se  fortalecesse,  depois  de  fortalecido  se  multiplicasse,  depois  de  multiplicado  se  consolidasse,  depois  de  consolidado  fosse  glorificado,  depois  de  glorificado  visse  seu  Senhor:  pois  é  Deus  que  deve  ser  visto  um  dia,  e  a  visão  de  Deus  causa  a  incorruptilidade  e  a  incorruptilidade  produz  o  estar  junto  de  Deus."
 
        O  homem  criado  por  Deus  é  homem  em  DEVIR,   conforme  à  sua  espécie,  pela  vontade  de  Deus,  e  não  conforme  ao  acaso.  Quando,  evoluindo  em  devir  na  sua  vida  temporal,  o  homem  em  consumação  expira  e  perde  a  sua  MATERIALIDADE  TEMPORAL,  é  então  que  se  encontra  a  si  mesmo,  sua  eternidade,  sua  espiritualidade  definitiva.  A  morte  nada  mais  é  do  que  o  começo  da  VIDA  DEFINITIVA  para  o  homem  consumado  em  Deus,  formado  em  pleno-espírito  na  unidade  PESSOA-SUJEITO.  Assim,  a  vida  na  materialidade-espiritualidade  deve  ser  VIVIDA  como  VIDA  DE  SALVAÇÃO.   De  que  vale  ao  homem  viver  e  ganhar  todos  os  prazeres  do  mundo  e  no  fim  perder  a  sua  vida-espiritual,  permanecer  eternamente  fora  do  descanso  em  Deus?
 
"...que  aproveitará  ao  homem,  se  ganhar  o  mundo  inteiro  mas  arruinar  a  sua  vida?"
( Mt 16,  26).
 
        O  mundo  DESENVOLVE-SE  em  uma  HISTÓRIA.  A  história  do  mundo  é  história  de  REVELAÇÃO  e  SALVAÇÃO,  através  dos  séculos.  O  destino  do  homem  é  a  sua salvação  em  Deus.  A  revelação  definitiva  de  Deus  e  da  salvação  do  homem  acontece  em  JESUS  CRISTO,  o  portador  absoluto  da  salvação,  no  evento  da  RESSURREIÇÃO.  Jesus,  Deus  que  se  torna  homem,  MOSTRA  DEUS  ao  homem  e  CONDUZ  o  homem  à  salvação  em  Deus,  conforme  Ele  mesmo  disse:
 
"Se  me  conheceis,  também  conhecereis  a  meu  Pai.     Desde  agora  o  conheceis  e  o  vistes."
(Jo 14,  7).
 
        Jesus  é  o  SALVADOR,  mas  não  no  sentido  de  que  todo  homem  já  está  salvo  após  Jesus,  e  sim  no  sentido  de  que  todo  homem  PODE  SALVAR-SE  conformando-se  a  JESUS,  que é  o  caminho  para  salvação.
 
"Eu  sou  o  Caminho,  a  Verdade  e  a  Vida.  Ninguém  vem  ao  Pai,  senão  por  mim."
(Jo 14,  6).
 
        Jesus  revela  ao  homem,  em  definitivo,  o  caminho  para  Deus  e  a  existência  do  REINO  DO  CÉU  preparado  para  o  homem,  dá  ao  homem  CONSCIÊNCIA  DA  SALVAÇÃO,  elimina  qualquer  dúvida,  quer  dizer,  dá  a  conhecer  ao  homem  a  CERTEZA  da  verdade,  certeza  de  que  a  salvação  é  o  VERDADEIRO  DESTINO  preparado  para  o  homem,  consumado  na  RESSURREIÇÃO.    JESUS,  falando  aos  apóstolos,  enquanto  estava  com  eles,  alerta  muito  claramente  sobre  os  homens  "DO  MUNDO":
 
"Se  eu  não  tivesse  vindo  e  não  lhes  tivesse  falado,  não  seriam  culpados  de  pecado;   mas  agora  não  têm  escusa  para  o  seu  pecado...   Se  eu  não  tivesse  feito  entre  eles  as  obras  que  nenhum  outro  fez,  não  seriam  culpados  de  pecado...   mas  eles  viram  e  nos  odeiam,  a  mim  e  ao  Pai."
( Jo 15,  22-24).
 
        E  esta  advertência  de  Jesus  vale  para  todos  os  séculos,  pois  o  mesmo  Jesus,  depois  de  ressuscitado,  diz  a  Tomé:
 
"Porque  viste,  creste.   Felizes  os  que  não  viram  e  creram."
(Jo 20,  29).
 
        Podemos  entender cada  homem  como  uma  partícula  da  humanidade.  Sem  perder  a  sua  personalidade  própria  e  a  sua  individualidade,  cada  homem  participa  da  formação  da   CONSCIÊNCIA  SOCIAL  da  humanidade,  a  consciência  do  mundo.   Pela  graça  de  Deus,  que  perdoa  o  pecado  do  homem  arrependido,  o  homem  é  atraido  para  Deus.  A  graça  de  Deus  não  suprime  a  vontade  do  homem,  não  elimina  o  seu  livre-arbítrio.  Mas  é  importante  compreender  que,  por  causa  da  herança  do  pecado  original,  O  HOMEM  NÃO  PODE  SALVAR-SE  POR  SÍ  PRÓPRIO,  mesmo  com  o  seu  livre  arbítrio.  Sem  a  graça  da  MISERICÓRDIA  DE  DEUS,  o  homem  não  poderia  chegar  à  salvação,  pois  o  pecado  original  de  Adão  deturpou  o  homem  na  sua  imagem  e  como  semelhança  de  Deus.
 
        O  poder  de  USAR  BEM  DO  LIVRE-ARBÍTRIO,  pela  vontade  boa,  e  não  fazer  o  mal,  é  que  caracteriza  a  LIBERDADE,  na  graça.  Como  disse  SANTO  AGOSTINHO:
 
"Quando  o  homem está  dominado  completamente  pela  graça  de  Deus,  no  ACOLHIMENTO  pleno  e  livre  desta  GRAÇA,  pela  VONTADE  BOA,  a  ponto  de  não  poder  mais  ter  vontade  má,  de  não  poder  mais  fazer  o  mal,  então  este  é  o  GRAU  SUPREMO  DA  LIBERDADE  DO  HOMEM,  em  que  o  homem  se  liberta  de  tudo,  e  VIVE  APENAS  EM  DEUS.
 
        Então,  é  pela  fé  e  pelo  amor,  acolhendo  a  graça  de  Deus,  que  o  homem  exerce  bem  a  sua liberdade.  No  ACOLHIMENTO  LIVRE  DA  GRAÇA, o  homem  é  responsavel,  perante  Deus,  não  só  pela  sua  formação  espíritual,  individualmente,  mas  também  pela formação  da  CONSCIÊNCIA  SOCIAL  da  humanidade,  de  acordo  com  o  seu  GRAU  de  participação  na  sociedade  humana.
 
        O  PECADO  INDIVIDUAL  do  homem  contribui  para  o  PECADO  DA  HUMANIDADE,  do  mesmo  modo  que  a  VIRTUDE  INDIVIDUAL  do  homem  contribui  para  a  VIRTUDE  DA  HUMANIDADE.      Portanto,  a  CONSCIÊNCIA  DA  HUMANIDADE  pode  ser  considerada  como  que  FORMADA  EM  DUAS  PARTES  no  mundo:
        E  aqui,  estas  DUAS  PARTES  do  mundo  lembram-nos  aquelas  DUAS  CIDADES  descritas  por  SANTO  AGOSTINHO  no  livro  CIDADE  DE  DEUS:
        Como disse  SANTO  AGOSTINHO:
 
"DOIS  AMORES  fundaram,  pois,  DUAS  CIDADES,  a  saber:
    Gloría-se   A   PRIMEIRA   em sí   mesma   e   A   SEGUNDA   em   Deus.     Porque  AQUELA  busca  a  glória  dos  homens,  e  ESTA  tem  por  máxima  glória  a  Deus,  testemunha  de  sua  consciência.     AQUELA  ensoberbece-se  em  sua  glória,  e    ESTA  diz  a  seu  Deus:  sois  minha  glória  e  quem  me  exalta  a  cabeça.    NAQUELA,  seus  príncipes  e  as  nações  avassaladas  vêem-se  sob  o  jugo  da  concupiscência  de  domínio.   NESTA,  servem  em  mútua  caridade,  os  governantes  aconselhando,  e  os  suditos  obedecendo.     AQUELA  ama  sua  própria  força  em  seus  potentados.   ESTA  diz  a  Deus:  a  ti,  hei  de  amar-te,  Senhor,  que  és  a  minha  fortaleza.   Por  isso,  NAQUELA,  seus  sábios,  que  vivem  segundo  o  homem,  não  buscaram  senão  os  bens  do  corpo...   Crendo-se  sábios,  quer  dizer,  orgulhosos  de  sua  própria  sabedoria...   tornaram-se  néscios...   e  serviram  à  criatura,  não  ao  criador.   NESTA,  pelo  contrário,  não  há  sabedoria  humana,  mas  piedade,  que  funda  o  culto  legítimo  ao  verdadeiro  Deus,  à  espera  de  prêmio  na  sociedade   dos  santos,  de  homens  e  de  anjos,  com o  fim  de  que  Deus  seja  tudo  em  todas  coisas."
 
        A  VONTADE  DE  DEUS,  certamente,  é  que  O  HOMEM  SEJA  BOM  e  a  humanidade  seja  boa,  pertençam  à  CIDADE  DE  DEUS,  ainda  quando  PEREGRINA  neste  mundo.  Mas,  como  o  homem  foi  criado  para  PENSAR  E  AGIR  EM  LIBERDADE,  pode  não  acolher  a  vontade  de  Deus  e  PREFERIR  caminhar  na  CIDADE TERRENA  e  rejeitar  a  CIDADE  DE  DEUS.
 
        Por  isso,  SE  O  PECADO  CRESCE  no  homem,  mais  do  que  a  virtude,  então  o  pecado  da  humanidade  poderá  crescer,  de  tal  modo,  até  transformar-se  como  que  em  uma  grande  "bola  de  neve",  e  então  a  CIDADE  TERRENA  estará  se  CORROMPENDO  inteiramente  no  pecado,  com  grande  velocidade.    Então,  se  os  membros  da  cidade  terrena  não  se  converterem  a  Deus,  certamente  perderão  o  descanso  em  Deus,  NÃO  PARTICIPARÃO  DA  CIDADE  CELESTE.    O  próprio  Jesus  pergunta:
 
"...E  Deus  não  faria  justiça  a  seus  eleitos  que  clamam  a  ele  dia  e  noite,  mesmo  que  os  faça  esperar?     Digo-lhes  que  lhes  fará  justiça  MUITO  EM  BREVE.     Mas  quando  o  Filho  do  Homem  voltar,   ENCONTRARÁ  A  FÉ  SOBRE  A  TERRA?"
( Lc 18,  7-8).
        Felizmente  para  aquele  que  individualmente  não  adere  ao  pecado  da  humanidade,  permanece  na  fé,  caminha  sempre  como  membro  da  Cidade  celeste  peregrina,  esse  certamente  encontrará  o  seu  descanso  em  Deus.    Isso  nos  ensina  Jesus,  quando  diz  no  Evangelho:
 
   "Jesus  respondeu:    ...Nesse  tempo,  vos  entregarão  à  tribulação  e  vos  matarão,  e  sereis  odiados  de  todos  os  povos  por  causa  do  meu  nome.   E  então,  muitos  ficarão  escandalizados  e  se  entregarão  mutuamente  e  se  odiarão  uns  aos  outros...   E  pelo  crescimento  da  iniquidade,  o  amor  de  muitos  esfriará.    AQUELE,  PORÉM,  QUE  PERSEVERAR  ATÉ  O  FIM,  ESSE  SERÁ  SALVO."
(Mt 24,  9-13).
 
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